ANÁLISE DO PERFIL DA DEMANDA TURÍSTICA E SUAS INCIDÊNCIAS ESPACIAIS EM CACHOEIRA DOURADA, MG

Autores

  • Guilherme Valagna Pelisson Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
  • Anderson Pereira Portuguez Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144722929

Palavras-chave:

Cachoeira Dourada, Demanda Turística, Espaço Urbano

Resumo

O presente trabalho traz um estudo da demanda turística e os usos turístico-recreativos do espaço urbano de Cachoeira Dourada/MG para o ano de 2012. Os resultados ora apresentados correspondem a uma analise teórica de um conjunto de coletas de dados em campo, quando foram aplicados 240 questionários junto aos turistas. Observou-se que as amostras estudadas apresentam as seguintes características: os turistas residem na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; permanecem pouco tempo nos locais de visita; viajam predominantemente em veículos próprios; pertencem a diferentes extratos de renda dentro da chamada classe média e dividem-se entre viagens familiares e não familiares. Estes dados obtidos dão pistas para se compreender algumas formas de uso do espaço por parte dos visitantes e permitem um planejamento mais adequado pelo poder público local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Valagna Pelisson, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
    Acadêmico do Curso de Geografia da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP, Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG.
  • Anderson Pereira Portuguez, Universidade Federal de Uberlândia
    Geógrafo, Doutor em Geografia Humana pela Universidad Complutense de Madrid. Professor Adjunto do curso de Geografia da FACIP/UFU

Downloads

Publicado

15-09-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PELISSON, Guilherme Valagna; PORTUGUEZ, Anderson Pereira. ANÁLISE DO PERFIL DA DEMANDA TURÍSTICA E SUAS INCIDÊNCIAS ESPACIAIS EM CACHOEIRA DOURADA, MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 47, p. 183–198, 2013. DOI: 10.14393/RCG144722929. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/22929. Acesso em: 12 jul. 2025.