CIBERESPAÇO ENTRE AS REDES E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

Autores

  • Fernando Dreissig de Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144721779

Palavras-chave:

Ciberespaço, Redes, Espaço Geográfico, Internet, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em realizar uma breve reflexão a respeito de algumas ideias para o fomento ao debate sobre o ciberespaço como um componente do espaço geográfico, buscando suas raízes epistemológicas na Geografia e em outras ciências humanas. A fim de atender a esse objetivo, busca-se partir de uma análise sob a perspectiva das redes e sua inserção nas dinâmicas espaciais contemporâneas. Posteriormente analisa-se a importância da Internet enquanto um sistema técnico promotor de significativas transformações socioespaciais. Por fim, discute-se o conceito de ciberespaço como uma possibilidade de estudos para a Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Dreissig de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Geografia pela mesma universidade. Atualmente, trabalha como Geógrafo na Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

15-09-2013

Como Citar

DE MORAES, F. D. CIBERESPAÇO ENTRE AS REDES E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 47, p. 139–149, 2013. DOI: 10.14393/RCG144721779. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/21779. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos