POR UMA ANÁLISE ENTRE O TERRITÓRIO E A COMPETITIVIDADE

Autores

  • Tiago Roberto Alves Teixeira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro

Palavras-chave:

Competitividade, Território, Recurso, Relações de poder.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender de que forma o território tem sido inserido e abordado como um recurso nas diferentes estratégias de competitividade, principalmente após a crise do regime de acumulação fordista. Anteriormente à crise do regime de acumulação fordista a competitividade era analisada principalmente conforme os recursos naturais existentes nos territórios e conforme a localização das indústrias em relação com os custos de transporte e mão de obra, ou seja, os territórios eram pensados somente na sua dimensão natural e material. Porém após a crise fordista as estratégias competitivas sofreram uma considerável mudança, onde os territórios passaram a ser estudados como recursos, não somente em face de suas características matérias e físicas, mas também imateriais, relacionais. Desta forma surgem diversas discussões que apontam para a importância das relações de poder existentes entre os agentes nos novos espaços industriais para que estes se tornem mais competitivos. Nesta direção os territórios se tornam a base para a competitividade de muitas regiões, um importante recurso capaz de propiciar vantagens competitivas. O trabalho de cunho teórico apresentou como metodologia a análise de diversos livros, monografias, teses e artigos que abordam o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Roberto Alves Teixeira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro

Possui Licenciatura (2009) e Bacharelado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual do Paraná (Campo Mourão). Possui também especialização em Psicopedagogia Institucional (2012). Atualmente é discente do programa de mestrado da UNESP campus de Rio Claro. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e Geografia Econômica. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

08-07-2013

Como Citar

Teixeira, T. R. A. (2013). POR UMA ANÁLISE ENTRE O TERRITÓRIO E A COMPETITIVIDADE. Caminhos De Geografia, 14(46). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/21042

Edição

Seção

Artigos