A EXPANSÃO URBANA DE CARAGUATATUBA (1950-2010): UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO ESPACIAIS

Autores

  • Claudilene Gigliotti Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Moacir José Santos Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144617794

Palavras-chave:

Urbanização, especulação imobiliária, planejamento urbano, desenvolvimento local.

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a correlação entre a intensa especulação imobiliária que permeou as últimas décadas da cidade litorânea de Caraguatatuba e os problemas decorrentes da forte urbanização relacionados a essa conjuntura. O objetivo principal foi entender como a especulação imobiliária, relacionada ao crescimento do turismo, provocou a emergência de problemas sócio-espaciais como a ocupação inadequada do território e a saturação da estrutura urbana. O método utilizado foi a abordagem qualitativa de nível exploratório e para a coleta de dados acessaram-se fontes documentais primárias e secundárias. Os resultados indicam que a crescimento da cidade de Caraguatatuba pode ser qualificado como resultante de uma urbanização turística associada a uma forte especulação imobiliária. Esse cenário contribuiu para a formação do contorno urbano do município caracterizado por significativos problemas como a ocupação irregular do espaço, carência de infraestrutura urbana e segregação sócio espacial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudilene Gigliotti, Universidade de Taubaté (UNITAU)
    Possui graduação em História pelas Faculdades Integradas Módulo (2007) e foi bolsista do MEC - Prouni, com participação em atividades de práticas pedagógicas desenvolvidas em comunidades quilombolas do Litoral Norte do Estado de São Paulo. Atualmente é mestranda do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté (UNITAU), com projeto vinculado a linha de pesquisa em Processos de Desenvolvimento Regional.
  • Moacir José Santos, Universidade de Taubaté (UNITAU)
    Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professor da Universidade de Taubaté (UNITAU), pesquisador do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da UNITAU e líder da linha de pesquisa Processos de Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

08-07-2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GIGLIOTTI, Claudilene; SANTOS, Moacir José. A EXPANSÃO URBANA DE CARAGUATATUBA (1950-2010): UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES SÓCIO ESPACIAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 46, p. 150–159, 2013. DOI: 10.14393/RCG144617794. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17794. Acesso em: 15 jun. 2025.