ESTRUTURA E GRUPOS ECOLÓGICOS DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NO TRIÂNGULO MINEIRO, BRASIL

Autores

  • Dannyel Sá Universidade Federal de Uberlândia
  • Sérgio Lopes Universidade Estadual da Paraíba
  • Jamir Afonso do Prado Júnior Instituto de Biologia - Universidade Federal de Uberlândia
  • Ivan Schiavini Universidade Federal de Uberlândia
  • Vagner Vale Universidade Federal de Uberlândia
  • Ana Paula Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Olavo Dias-Neto Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • André Eduardo Gusson Universidade Luterana do Brasil, ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134417767

Palavras-chave:

Fitossociologia, Estrutura vertical, Síndrome de dispersão, Grupos sucessionais

Resumo

Foi realizado o levantamento fitossociológico de um fragmento de floresta estacional semidecidual localizado na reserva legal da Fazenda São Pedro-Itaú. O estudo analisou um hectare do fragmento utilizando 25 parcelas permanentes de 20 x 20 m, onde todos os indivíduos vivos arbóreos com circunferência a altura do peito maior que 15 cm foram amostrados e identificados. As espécies foram classificadas quanto aos grupos sucessionais e síndromes de dispersão. Foram amostrados 1144 indivíduos distribuídos em 103 espécies e 41 famílias. O valor de equabilidade e do índice de diversidade de Shannon foram 0,83 e 3,87, respectivamente. Neste fragmento 17% são espécies pioneiras, 49% secundárias iniciais e 34% secundárias tardias, demonstrando um estágio intermediário de sucessão. Ocorre alta porcentagem de espécies zoocóricas (67%), podendo indicar alta atividade da fauna dispersora. O sub-bosque com alta porcentagem de espécies zoocóricas e baixo número de pioneiras também reforçam um estádio intermediário, progredindo a um estádio de mais avançado, na sucessão florestal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dannyel Sá, Universidade Federal de Uberlândia
    Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília, UNB, Brasil
  • Sérgio Lopes, Universidade Estadual da Paraíba
    Professor Adjunto, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, Universidade Estadual da Paraíba
  • Jamir Afonso do Prado Júnior, Instituto de Biologia - Universidade Federal de Uberlândia

    Doutorando em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia, tem mestrado em Biologia Vegetal com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente com fitossociologia, grupos funcionais e diversidade funcional de comunidades arbóreas.

  • Ivan Schiavini, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor Associado III da Universidade Federal de Uberlândia
  • Vagner Vale, Universidade Federal de Uberlândia
    Pós Doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, CAPES/UFU
  • Ana Paula Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ECOLOGIA VEGETAL, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de populações, levantamento fitossociológico, dinâmica de comunidades vegetais.
  • Olavo Dias-Neto, Fundação Carmelitana Mário Palmério
    Possui graduação em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é professor da FUNDA
  • André Eduardo Gusson, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestrado em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Experiência na área de ecossistemas florestais e savânicos, desenvolvendo pesquisas junto ao grupo de trabalho no Lab. de Ecologia Vegetal - UFU. Atualmente é professor no Instituto de Biologia, ILES/ULBRA.

Downloads

Publicado

18-12-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SÁ, Dannyel; LOPES, Sérgio; DO PRADO JÚNIOR, Jamir Afonso; SCHIAVINI, Ivan; VALE, Vagner; OLIVEIRA, Ana Paula; DIAS-NETO, Olavo; GUSSON, André Eduardo. ESTRUTURA E GRUPOS ECOLÓGICOS DE UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NO TRIÂNGULO MINEIRO, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 44, p. 89–101, 2012. DOI: 10.14393/RCG134417767. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17767. Acesso em: 22 abr. 2025.