FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE NA BACIA DO RIO DAS PEDRAS, GUARAPUAVA, PR - BRASIL

Autores

  • Paulo Eugênio Pachechenik Prof. Dr. da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Jorge Luiz Moretti Souza Departamento de Solos e Engenharia Agrícola / Setor de Ciências Agrárias / Universidade Federal do Paraná
  • Daniela Jerszurki
  • Clewerson Frederico Scheraiber
  • Anelissa Gobel Donha

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144717661

Palavras-chave:

Fragilidade potencial e emergente, Bacia hidrográfica, Hidrografia, Solos, Declividade, Planejamento ambiental

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo delimitar a potencialidade do uso do solo para auxiliar no planejamento da exploração dos recursos naturais da bacia do rio das Pedras, situada no município de Guarapuava, Paraná, Brasil. Aplicou-se uma metodologia de análise empírica da fragilidade ambiental, digitalizando a área e rede de drenagem da bacia, e gerando-se, posteriormente, um modelo numérico do terreno, empregando programas especializados. A área da bacia apresenta fragilidade ambiental potencial entre as classes "média" e "alta", com os usos do solo classificando-a na fragilidade ambiental emergente "muito baixa" e "baixa". Os limites da potencialidade de uso do solo indicam que a bacia está protegida da erosão e os fatores de forma demonstram, para as atuais condições, que há "pequena" possibilidade de ocorrer enchentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-09-2013

Como Citar

PACHECHENIK, P. E.; SOUZA, J. L. M.; JERSZURKI, D.; SCHERAIBER, C. F.; DONHA, A. G. FRAGILIDADE POTENCIAL E EMERGENTE NA BACIA DO RIO DAS PEDRAS, GUARAPUAVA, PR - BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 47, p. 1–14, 2013. DOI: 10.14393/RCG144717661. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17661. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos