DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134317444Palavras-chave:
Parques urbanos, educação ambiental, estudo do meio.Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa teórico-empírica de iniciação científica ocorrida entre novembro de 2010 e julho de 2011 no CEFET-MG. O objetivo geral desse trabalho foi construir um roteiro guiado de sensibilização ambiental, do Parque das Mangabeiras, localizado no município de Belo Horizonte, para ser aplicado e avaliado em alunos do Ensino Fundamental II. O parque foi escolhido por ser a maior área de conservação ambiental do município de Belo Horizonte que permite visitação, possibilitando uma análise da paisagem e sua relação com a cidade. Para a construção do roteiro foi realizado levantamento bibliográfico, leituras orientadas acerca das categorias espaciais paisagem, lugar e paisagem-lugar e visitas in loco. A partir de todo este procedimento de pesquisa e análise dos resultados, apresentamos neste artigo, uma discussão teórica sobre as categorias paisagem e paisagem-lugar e sua contribuição para projetos educacionais de sensibilização ambiental. Em seguida, apresentamos os principais dados sobre o parque e os procedimentos de aplicação, análise e avaliação do projeto, com o intuito de contribuir para reflexões sobre o ensino de geografia e para a educação ambiental.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Matusalém de Brito Duarte, Flávia Machado da Cruz Pinheiro Barbosa, Andressa Virgínia de Faria, Bárbara Regina Batista Soares, Júlia Mattioli Rolim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.