REGISTROS RECENTES SOBRE A EXPANSÃO URBANA E A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA DA/NA CIDADE DE PAU DOS FERROS-RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134316764Palavras-chave:
Expansão urbana, Especulação imobiliária, Pau dos Ferros.Resumo
O processo de expansão urbana na cidade de Pau dos Ferros-RN está ocorrendo de forma bastante acelerada e seletiva. Percebe-se que esse crescimento urbano está ocorrendo tão rápido que o Estado não consegue disponibilizar infraestrutura suficiente para atender as novas instalações implantadas. Mesmo vivenciado um crescimento econômico e espacial, a cidade de Pau dos Ferros ainda guarda marcas do seu processo de (re)povoamento, como uma concentração fundiária marcante e práticas políticas arcaicas. Este quadro é favorecido pela centralidade urbana da cidade e sua dinamicidade econômica em relação às cidades que as circundam. O resultado dessa ação é a abertura de loteamentos na periferia da cidade, drenagem de terrenos ou aterros para construção de casas e instalação de comércios. Para tanto, esse trabalho buscou estudar a configuração atual da dinâmica intra-urbana de Pau dos Ferros a partir do fenômeno de especulação imobiliária que vem contribuindo de sobremaneira na organização espacial da cidade. Utilizou-se como metodologia a leitura e discussão de textos e documentos teóricos e técnicos, busca de informações em órgãos públicos e privados. Essa especulação se deu rápida e desordenada, mediante as práticas espaciais de seletividade e antecipação espacial, distribuição desigual dos recursos públicos e privados, valorização exagerada do solo urbano e ocupações irregulares sem acompanhamento de políticas que visem sua organização e regulamentação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Lediane Leite Praxedes, Josué Alencar Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.