A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO TURISTICO URBANO PELA COMUNIDADE DE ILHÉUS - BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134416703Palavras-chave:
Cultura, Espaço urbano, Ilhéus, Percepção, TurismoResumo
Compreender o fenômeno do turismo no espaço perpassa pelo entendimento de que o conhecimento científico se processa a partir das relações entre os sujeitos e o objeto e dos níveis de experiências que esses travam entre si. Nesse sentido destaca-se a cidade de Ilhéus, que se apresenta como um dos destinos turísticos mais procurados do Estado da Bahia. Assim, este trabalho busca compreender os efeitos da atividade turística e as influências no processo de produção e consumo do espaço urbano ilheense. Justifica-se este estudo através do diálogo dialético do pensamento teórico com a realidade da prática da atividade turística neste, baseados em Bomfim (2005), Yazig (2003), Carlos (2002) e Milton Santos (1997). Para tal, utiliza-se da pesquisa qualitativa, adotando-se a teoria e o método numa concepção fenomenológica e dialógica (HUSSERL, 1986; TUAN, 1980), com o objetivo de apreender a percepção do espaço urbano transformado em espaço turístico pela comunidade local de Ilhéus. Os resultados apontam que a atividade turística desenvolvida até agora em Ilhéus tem seu foco apenas no turista, e os benefícios atingem a uma pequena parcela da sociedade, de maneira que a comunidade local não valida essa atividade como tal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Adelina Prado Calda Neres, Natanael Reis Bomfim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.