AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS PARA A PCH PIEDADE - MONTE ALEGRE DE MINAS / MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG144716670Palavras-chave:
Assoreamento, Bacia hidrográfica, PCH Piedade, MapeamentoResumo
A construção de reservatórios modifica a dinâmica natural de um rio interferindo no transporte de partículas sólidas, pois forma-se um meio artificial de retenção de sedimentos, provocando dentre outras consequências o assoreamento. A manutenção desses reservatórios para um uso mais eficaz e conservacionista é de fundamental importância. O presente trabalho buscou realizar um estudo no intuito de definir as potenciais áreas-fonte ao assoreamento do Lago da PCH Piedade, localizada no município de Monte Alegre de Minas - MG, por meio do mapeamento da suscetibilidade à erosão laminar e da densidade de drenagem. Assim, os dados de pedologia, declividade, uso e ocupação do solo e densidade de drenagem, foram levantados, analisados e sintetizados por meio de mapas. Os produtos cartográficos proporcionam um melhor entendimento das possíveis áreas produtoras de sedimentos que poderão gerar o assoreamento e desse modo fornecem subsídios para a prevenção e redução do carreamento de partículas para o lago. O mapeamento foi realizado em uma adaptação da proposta de Salomão (1994, in: GUERRA et al., 1999) para verificação da potencialidade à erosão laminar, e Guimarães (2008) que, além da erosão laminar faz análises morfométricas da área de estudo. Para elaboração dos mapas foi utilizado o software ArcGIS 9.2. O mapeamento apontou a existência de condições favoráveis ao controle do assoreamento em função dos aspectos naturais (como a baixa declividade na maior parte da área e a predominância de solos de erodibilidade moderada), porém quanto ao uso e ocupação do solo é necessária uma atenção mais efetiva, pois a maior parte da área de estudo é ocupada por pastagens e culturas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Lísia Moreira Cruz, Silvio Carlos Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.