A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216621Palavras-chave:
Cartografia, informática, Geografia e Educação.Resumo
Este trabalho aborda o conteúdo da cartografia regional através da mídia informática. Considerando a importância de refletir com os alunos sobre as potencialidades cultural, turística e econômica de nossa região é que surgiu a proposta dessa intervenção pedagógica, que teve como público-alvo, a turma do 3º período do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Os Planos Curriculares Nacionais (PCNs) propõem aos professores a complementação dos conteúdos básicos sugeridos para a Geografia, pois há muitas dificuldades para que os livros didáticos contemplem conteúdos regionais. Daí a necessidade de apresentar aos alunos conteúdos que reflitam sobre a região onde estão inseridos, Norte de Minas Gerais, através da cartografia e como recurso pedagógico, o uso da informática. A questão norteadora desse trabalho se direciona em saber como utilizar a informática como ferramenta no processo de ensino da cartografia regional com os alunos da EJA. Concluímos que é possível trabalhar a cartografia regional através da informática, mesmo em condições adversas, como falta de habilidade e manuseio adequado e acesso a tecnologias como recursos pedagógicos. Destacamos que para os alunos adultos é importante a valorização dos assuntos que eles têm afinidade e que gostam de dialogar. E, assim socializar com o conteúdo que o professor deseja abordar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Antônia Márcia Duarte Queiroz, Fabíola Silveira Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.