DINÂMICA TERRITORIAL DA REDE DE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216590Palavras-chave:
Agências bancárias, territórios, agentes econômicos.Resumo
As redes bancárias correspondem a fluxos financeiros nacionais-territoriais e internacionais-extraterritoriais que articulam diversos pontos (re) configurando escalas de atuação no território. A atuação dessa rede de agências bancárias é tão significativa na (re) modelagem do espaço que ela auxilia na formação dos centros de gestão do território, ao mesmo tempo que essa rede é consolidada a partir de determinados fatores sociais, econômicos e políticos. O que se propõe no desenvolvimento do trabalho é discutir o papel do sistema financeiro brasileiro na (re) modelagem do território à luz da rede de agências bancárias (células do sistema) e identificar os fatores que norteiam a localização e a dinâmica das agências bancárias, empregando como base para o estudo a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para alcançar os objetivos que se propôs, utilizamos dados do IBGE sobre instituições financeiras e municípios, o estudo IBGE-Rede de influência das cidades de 2008 e relatórios do Banco Central. A partir dos estudos concluiu-se que a localização e dinâmica territorial das agências bancárias estão vinculadas à fatores de ordem econômica, demográfica, tecnológica e política e que a representatividade das agências no território brasileiro se multiplica a partir da utilização do território em rede, configurando espaços de fluxos territoriais e extraterritoriais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Vandeir Robson da Silva Matias, Ana Maria Raposo do Carmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.