KANT, ESTÉTICA ROMÂNTICA GERMÂNICA E HUMBOLDT: PERCURSO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Geografia - Laboratório de E
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123816568

Palavras-chave:

estética romântica, paisagem e Geografia.

Resumo

Dissertamos que o romantismo germânico influenciou, decisivamente, a reelaboração das ciências humanas, neste caso, estudamos especificamente a ciência geográfica e sua constituição a partir do século XIX. Para isso compreendemos o juízo estético como fundamental para entender o desdobramento do romantismo germânico, já que defendemos que a estética romântica germânica, influenciada por Kant, proporcionou o desenvolvimento da ciência geográfica antecedida pela paisagem. Neste sentido a compreensão da paisagem do século XIX foi precedida pelos ideais românticos e se firmou, naquele momento, enquanto categoria estética-geográfica; assim, posteriormente, possibilitou o desenvolvimento das ciências da natureza e das ciências humanas, o que resultou na Geografia. Um dos primeiros interlocutores entre o romantismo, as ciências humanas e as ciências da natureza foi Humboldt que baseou suas observações também nos elementos estéticos para a natureza, daí a importância em verificarmos a relação estética na Geografia a partir de Kant, Schelling, Fichte, e Goethe para compreendermos as relações conceituais que compõe a paisagem do século XIX e o desenvolvimento da Geografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tulio Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Geografia - Laboratório de E
    Professor da Universidade Federal de Uberlândia do Curso de Graduação em Geografia
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Professor doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP

Downloads

Publicado

15-06-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BARBOSA, Tulio; NUNES, João Osvaldo Rodrigues. KANT, ESTÉTICA ROMÂNTICA GERMÂNICA E HUMBOLDT: PERCURSO DA GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 38, p. 187–199, 2011. DOI: 10.14393/RCG123816568. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16568. Acesso em: 25 abr. 2025.