KANT, ESTÉTICA ROMÂNTICA GERMÂNICA E HUMBOLDT: PERCURSO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Tulio Barbosa Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Geografia - Laboratório de E
  • João Osvaldo Rodrigues Nunes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123816568

Palavras-chave:

estética romântica, paisagem e Geografia.

Resumo

Dissertamos que o romantismo germânico influenciou, decisivamente, a reelaboração das ciências humanas, neste caso, estudamos especificamente a ciência geográfica e sua constituição a partir do século XIX. Para isso compreendemos o juízo estético como fundamental para entender o desdobramento do romantismo germânico, já que defendemos que a estética romântica germânica, influenciada por Kant, proporcionou o desenvolvimento da ciência geográfica antecedida pela paisagem. Neste sentido a compreensão da paisagem do século XIX foi precedida pelos ideais românticos e se firmou, naquele momento, enquanto categoria estética-geográfica; assim, posteriormente, possibilitou o desenvolvimento das ciências da natureza e das ciências humanas, o que resultou na Geografia. Um dos primeiros interlocutores entre o romantismo, as ciências humanas e as ciências da natureza foi Humboldt que baseou suas observações também nos elementos estéticos para a natureza, daí a importância em verificarmos a relação estética na Geografia a partir de Kant, Schelling, Fichte, e Goethe para compreendermos as relações conceituais que compõe a paisagem do século XIX e o desenvolvimento da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tulio Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia - Instituto de Geografia - Laboratório de E

Professor da Universidade Federal de Uberlândia do Curso de Graduação em Geografia

João Osvaldo Rodrigues Nunes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da FCT-UNESP

Downloads

Publicado

15-06-2011

Como Citar

BARBOSA, T.; NUNES, J. O. R. KANT, ESTÉTICA ROMÂNTICA GERMÂNICA E HUMBOLDT: PERCURSO DA GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 12, n. 38, p. 187–199, 2011. DOI: 10.14393/RCG123816568. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16568. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos