O PERÍODO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS NOTAS

Autores

  • José Erimar dos Santos
  • Valmaria Lemos da Costa Santos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123916528

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Período Técnico-científico-informacional.

Resumo

Objetiva-se discutir o ensino de Geografia nesse período técnico-científico-informacional, levando em consideração as novas conjunturas que se apresentam no espaço-tempo atual e apontando alguns desafios e perspectivas necessários para se ensinar Geografia na sociedade vigente. Para tanto, fez-se uma análise, dentre outros, de Santos (1999; 2004; 2009), Haidt (2001), Freire (2000), Soares (2006), Oliveira (2003), Callai (2001) e de Libâneo (2006), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998a; 1998b), aportes teórico-metodológicos essenciais na relação aqui discutida. O período técnico-científico-informacional traz diversas mudanças que afetam o ensino de geografia, em que o professor precisa tomar para si alguns desafios e perspectivas, pertinentes ao seu arcabouço teórico-metodológico, sua formação e docência, atentando-se para a realidade vigente e de outrora. Assim, é de fundamental importância se pensar o ensino de Geografia nesse contexto de rápidas e intensas transformações da estrutura socioespacial, levando-se em conta as possibilidades que o meio oferece para lidar melhor com o processo de ensino/aprendizagem nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Erimar dos Santos

Aluno do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

Valmaria Lemos da Costa Santos

Graduanda do Curso de Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

15-09-2011

Como Citar

DOS SANTOS, J. E.; SANTOS, V. L. da C. O PERÍODO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS NOTAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 39, p. 168–180, 2011. DOI: 10.14393/RCG123916528. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16528. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos