O PER͍ODO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: algumas notas

Autores

  • JOS ERIMAR DOS SANTOS
  • VALMARIA LEMOS DA COSTA SANTOS

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Período Técnico-científico-informacional.

Resumo

Objetiva-se discutir o ensino de Geografia nesse período técnico-científico-informacional, levando em consideração as novas conjunturas que se apresentam no espaço-tempo atual e apontando alguns desafios e perspectivas necessários para se ensinar Geografia na sociedade vigente. Para tanto, fez-se uma análise, dentre outros, de Santos (1999; 2004; 2009), Haidt (2001), Freire (2000), Soares (2006), Oliveira (2003), Callai (2001) e de Libâneo (2006), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998a; 1998b), aportes teórico-metodológicos essenciais na relação aqui discutida. O período técnico-científico-informacional traz diversas mudanças que afetam o ensino de geografia, em que o professor precisa tomar para si alguns desafios e perspectivas, pertinentes ao seu arcabouço teórico-metodológico, sua formação e docência, atentando-se para a realidade vigente e de outrora. Assim, é de fundamental importância se pensar o ensino de Geografia nesse contexto de rápidas e intensas transformações da estrutura socioespacial, levando-se em conta as possibilidades que o meio oferece para lidar melhor com o processo de ensino/aprendizagem nesse contexto.

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Biografia do Autor

JOS ERIMAR DOS SANTOS

Aluno do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

VALMARIA LEMOS DA COSTA SANTOS

Graduanda do Curso de Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

23-10-2011

Como Citar

DOS SANTOS, J. E., & SANTOS, V. L. D. C. (2011). O PER͍ODO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: algumas notas. Caminhos De Geografia, 12(39). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16528

Edição

Seção

Artigos