MAPEAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE DEPÓSITOS TECNOGÊNICOS NO BAIRRO BATEL, GUARAPUAVA-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016500Palavras-chave:
Depósitos tecnogênicos, Ação Antrópica, Alterações ambientais.Resumo
Este trabalho tem por objetivo o mapeamento e a caracterização de depósitos tecnogênicos no bairro Batel, no município de Guarapuava-Pr. O bairro batel localiza-se próximo ao centro de Guarapuava entre as ruas Padre Chagas, Av. Moacir Júlio Silvestre, Tiradentes e a Ferrovia Ferroeste. Para a localização dos depósitos primeiramente foram realizadas observações de imagens de satélite obtidas através do software Google Earth®, em seguida foram realizados trabalhos de campo. Localizaram-se no bairro 11 depósitos tecnogênicos construídos, sendo, 2 de materiais úrbicos e 9 de materiais espólicos. Em um dos depósitos de materiais úrbicos foram realizadas tradagens para mensuração do percentual de material antrópico em 5 pontos do depósito. No ponto 2 da tradagem foi encontrado o maior percentual de material antrópico, chegando a 26% em uma das amostras. Foram também identificados diversos depósitos tecnogênicos induzidos, sendo na maioria ravinas que se formaram nas ruas não pavimentadas do bairro. Sobre os depósitos de materiais espólicos também registraram-se diversas feições erosivas, o que demonstra a interação entre depósitos construídos e induzidos. Assim conclui-se que o bairro Batel vem sofrendo intensa transformação devido à ação antrópica. Observa-se também que a construção de depósitos tecnogênicos pode vir a gerar diversas formas induzidas de depósitos, causando assim grandes transformações no ambiente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Adalberto Alves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.