CARTA DE QUALIDADE PLUVIAL URBANA DE MARINGÁ/PR: AUXÍLIO PARA AS MEDIDAS ADAPTATIVAS DE IMPACTOS URBANOS

Autores

  • Pacelli Henrique Martins Teodoro FCT/UNESP

Palavras-chave:

precipitação

Resumo

O presente artigo teve como objetivo a construção da carta de qualidade pluvial urbana de Maringá/PR, a qual visa auxiliar a proposição de medidas adaptativas aos impactos urbanos. A referida carta foi construída por meio de dez indicadores socioeconômicos, espacializados por doze localidades representativas, onde se entrevistou cinqüenta moradores, em cada uma. Posteriormente às tabulações dos dados, foram organizados mapas temáticos para cada tipo de impacto, por quais se elaborou o mapa final. Baseado em um levantamento bibliográfico, delimitou-se algumas medidas adaptativas para os impactos urbanos. As sínteses da realidade pluvial evidenciaram os transtornos característicos de cada localidade, assim como em significativas quantidades, isto é, os impactos urbanos têm ligação direta com seu ambiente circundante, seja fisicamente e/ou historicamente. No que se tratam das medidas, foram propostas tanto as convencionais, quanto as alternativas, mas percebe-se, em larga escala, inúmeros profissionais que não cabem, em nível de competência, àquela determinada área administrativa municipal. Por isso, a realidade se traduz em obras custosas e de grande magnitude ou, ainda, na não solução do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pacelli Henrique Martins Teodoro, FCT/UNESP

Licenciado (2004-7) e Bacharel (2004-9) em Geografia, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP). Atualmente, é aluno do doutorado (2008), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG), da mesma instituição de ensino. Possui experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Geografia Urbana, atuando, principalmente, nos seguintes temas: sociedade-natureza, sustentabilidade urbana, produção do espaço urbano, qualidade de vida urbana, clima urbano e mudanças globais.

Downloads

Publicado

23-10-2011

Como Citar

Teodoro, P. H. M. (2011). CARTA DE QUALIDADE PLUVIAL URBANA DE MARINGÁ/PR: AUXÍLIO PARA AS MEDIDAS ADAPTATIVAS DE IMPACTOS URBANOS. Caminhos De Geografia, 12(39). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16449

Edição

Seção

Artigos