ESPAÇO, TERRITÓRIO E CONFLITOS AMBIENTAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A QUESTÃO AMBIENTAL

Autores

  • Rosiglay Cavalcante de Vasconcelos Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE
  • Leônio José Alves Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE
  • Guilherme José Ferreira de Araújo Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE
  • Maria José Perreira da Silva Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123816359

Palavras-chave:

Território, Globalização, Conflitos Socioambientais.

Resumo

A presente pesquisa faz parte de um estudo realizado sobre a relação entre o desenvolvimento econômico e a questão ambiental no espaço, trabalhado numa perspectiva de território, enquanto lugar de identidade social e cultural; o que remete a uma análise de conflitos sociais e ambientais, decorrentes do processo de globalização pela qual vivencia a humanidade. O objetivo desse estudo é analisar essas relações sociais de poder no espaço utilizado, onde os conflitos ambientais são decorrentes da disputa territorial em que grupos locais lutam contra o desenvolvimento econômico capitalista homogêneo e uniforme. Essa investigação científica tem como pressuposto teórico uma abordagem dialética, na perspectiva da complexidade dialógica, e interdisciplinar, onde os conflitos sociais e ambientais emergem do processo de luta de grupos contra a desterritorialização, numa percepção de lugar como espaço vivido; e dos conflitos socioambientais, enquanto luta política. Conclui-se, desta forma, que a disputa do espaço territorial e local, mediante a atuação hegemônica da globalização faz emergir os conflitos ambientais, como forma de luta política que busca a preservação ambiental e do modo de vida nas suas identificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiglay Cavalcante de Vasconcelos, Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE

Licenciada no curso de Geografia/UFPE. mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais -PRODEMA/UFPE.

Leônio José Alves, Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE

Dr. em Direito Ambiental. Professor de Direito Ambiental do Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais -PRODEMA/UFPE.

Guilherme José Ferreira de Araújo, Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE

Licenciado no curso de Geografia/UFPE. mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais -PRODEMA/UFPE.

Maria José Perreira da Silva, Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais - PRODEMA/UFPE

Bacharel em Serviço Social/UNICAP. mestranda no Programa de Pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais -PRODEMA/UFPE.

Downloads

Publicado

15-06-2011

Como Citar

VASCONCELOS, R. C. de; ALVES, L. J.; DE ARAÚJO, G. J. F.; SILVA, M. J. P. da. ESPAÇO, TERRITÓRIO E CONFLITOS AMBIENTAIS: UMA ABORDAGEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E A QUESTÃO AMBIENTAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 12, n. 38, p. 123–138, 2011. DOI: 10.14393/RCG123816359. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16359. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos