EROSÃO COSTEIRA NA PRAIA DE SÃO MIGUEL, ILHÉUS-BA.

Autores

  • Amom Chrystian de Oliveira Teixeira
  • Thiara Messias de Almeida
  • Ana Amélia de Oliveira Lavenère-Wanderley

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123816344

Palavras-chave:

impactos ambientais, vulnerabilidade socioambiental, processos costeiros

Resumo

A erosão e a acresção são processos naturais que fazem parte da dinâmica sedimentar das praias. No entanto, a erosão costeira torna-se um problema quando ocorre em áreas habitadas. No litoral norte da cidade de Ilhéus-Ba, na praia de São Miguel, problemas relacionados à destruição do patrimônio pela erosão costeira têm sido amplamente divulgados pela imprensa local, sendo constantemente associados à construção e posterior ampliação do Porto Internacional de Ilhéus. Com o objetivo de abordar de forma integrada os aspectos físicos e sociais da erosão costeira, foram realizadas entrevistas com os moradores residentes na frente de praia, os quais são diretamente afetados pelo problema. Além disso, foi realizada pesquisa documental no CEDOC (Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual de Santa Cruz) com o intuito de verificar desde quando o fato vem sendo noticiado pela mídia local. Os proprietários de imóveis da frente de praia apresentam, em sua maioria, alto grau de vulnerabilidade sócio-ambiental, não dispondo de condições para enfrentar o problema individualmente, dependendo de soluções da esfera pública. O processo erosivo e as obras de contenção provocaram a perda das potencialidades recreativas e paisagísticas da praia, prejudicando uma parcela significativa da população que a utiliza como fonte de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amom Chrystian de Oliveira Teixeira

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC)

Thiara Messias de Almeida

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC)

Ana Amélia de Oliveira Lavenère-Wanderley

Mestre em Geologia e Geofísica Marinha (UFF) Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Downloads

Publicado

15-06-2011

Como Citar

TEIXEIRA, A. C. de O.; DE ALMEIDA, T. M.; LAVENÈRE-WANDERLEY, A. A. de O. EROSÃO COSTEIRA NA PRAIA DE SÃO MIGUEL, ILHÉUS-BA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 12, n. 38, p. 108–122, 2011. DOI: 10.14393/RCG123816344. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16344. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos