FLORÍSTICA DE ESPÉCIES ARBÓREA-ARBUSTIVAS DO SUB-BOSQUE COM POTENCIAL FITOTERÁPICO EM FRAGMENTO FLORESTAL URBANO NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE, PERNAMBUCO, BRASIL

Autores

  • Joelmir Marques da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Eryvelton de Souza Franco Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113516231

Palavras-chave:

Floresta urbana, Etnoconservação, Etnofarmacologia.

Resumo

Fragmentos de Mata Atlântica, em sua grande parte situam-se em áreas urbanas formando mosaicos vegetacionais sitiados que contêm recursos genéticos de importância econômica que tendem a desaparecer em decorrência da erosão cultural, levando à perda do conhecimento tradicional que as comunidades possuem. O objetivo deste estudo foi identificar as espécies arbóreas-arbustivas do sub-bosque em fragmentos florestais urbano no Município de Camaragibe (PE) e relacioná-las aos seus possíveis potenciais terapêuticos e compostos ativos. Os fragmentos "mata do privê" e "mata do Borralho" foram escolhidos por estarem menos descaracterizados. Para o inventário foi considerado como indivíduos regenerantes aqueles com CAS ≤ 10 cm, para tal, fez-se uso de 40 parcelas de 5 x 5 m (25 m2) distante 15 m entre si. A identificação taxonômica dos espécimes foi realizada in loco - apenas para espécies conhecidas, as demais tiveram material botânico coletado e herborizado. A vegetação foi representada por uma biota composta por 369 indivíduos pertencente a 29 famílias, 47 gêneros e 53 espécies. Através deste estudo tornou-se possível verificar a importância da conservação dos remanescentes florísticos localizados em áreas urbanas, por se tratar de bancos genéticos e de matéria prima para a pesquisa e futura produção de novos fitoterápicos e/ou fitofarmacos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelmir Marques da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Biólgo, Especialista em Gestão de pessoas para Educação.

Eryvelton de Souza Franco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Médico Veterinário, Zootecnista e Licenciado em Ciências Agrícolas pela UFRPE e Mestrando em Inoveção terapeutica pela UFPE.

Downloads

Publicado

15-09-2010

Como Citar

SILVA, J. M. da; FRANCO, E. de S. FLORÍSTICA DE ESPÉCIES ARBÓREA-ARBUSTIVAS DO SUB-BOSQUE COM POTENCIAL FITOTERÁPICO EM FRAGMENTO FLORESTAL URBANO NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE, PERNAMBUCO, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 35, p. 179–194, 2010. DOI: 10.14393/RCG113516231. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16231. Acesso em: 21 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos