EVOLUÇÃO DO USO E COBERTURA DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOURADOS-MS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113616222Palavras-chave:
bacia hidrográfica, Uso e cobertura do solo, SIGResumo
A Bacia do Rio Dourados, no Mato Grosso do Sul possui grande importância no estado por sua extensão e representatividade. Por essa razão destaca-se a necessidade de pesquisas que visem um planejamento adequado do uso da terra, objetivando a conservação dos recursos ambientais a fim de manter a qualidade e quantidade de água, tornando sustentável o uso agrícola e humano desse manancial. Este trabalho teve o objetivo de mapear o uso e cobertura do solo na Bacia do Rio Dourados em duas épocas, 2001 e 2008, bem como avaliar a evolução da cobertura. Para classificação da imagem, utilizou-se o sistema de classificação supervisionado por regiões, classificador Bhattacharya, implementado no SIG-SPRING/INPE. Concluiu-se que: A Vegetação Nativa Árborea (mata, cerrado, capoeira) e Áreas de Várzeas ocupam 17,87% da área total bacia do Rio Dourados; a maior proporção de atividades na bacia do Rio Dourados é caracterizada pela agricultura e pecuária, apresentando uma matriz predominantemente agrícola; a utilização dos Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) juntamente com o emprego das imagens Landsat 5/TM atenderam aos objetivos propostos nesse trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Geula Graciela Gomes Gonçalves, Omar Daniel, Eder Comunello, Fabiane Kazue Arai, Antonio Carlos Tadeu Vitorino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.