MACROALGAS E QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO ALTO RIO NEGRO - MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM).
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113616219Palavras-chave:
Algas, Limnologia, Amazônia Central.Resumo
Neste estudo foram investigadas as comunidades de macroalgas e qualidade da água do rio Negro no município de São Gabriel da Cachoeira, desde a entrada do rio Negro no Brasil, na comunidade Cucuí (hemisfério norte) até o rio Marié (hemisfério sul), entre setembro/2007 e maio/2009. As águas dos locais apresentaram pH ácido (< 5,5), condutividade elétrica baixa (< 13 μS/cm) e foram bem oxigenadas (> 6,0 mgO2/L). As entidades ecológicas de macroalgas observadas pertenceram aos gêneros Batrachospermum Roth (Batrachospermaceae, Rhodophyta); Microspora Thuret (Microsporaceae, Chorophyta), Oedogonium Link ex Hirn (Oedogoniaceae, Chorophyta); Oscillatoria Vaucher ex Gomont (Oscillatoriaceae, Cyanophyta); Phormidium Kützing ex Gomont (Phormidiaceae, Cyanophyta); Spirogyra Link (Zygnemaceae, Chlorophyta); Tabellaria Ehrenberge ex Kützing (Fragilariophyceae, Bacillariophyta). Na sede da cidade, a macroalga mais freqüente (50% dos registros) foi Spirogyra spp.. Gametófitos estéreis de Batrachospermum spp. foram observados em três sítios amostrais em setembro/2007, período de águas mais baixas; em agosto/2008, período de águas altas, foram observados, em fragmentos rochosos na orla da sede do município, filamentos férteis de Batrachospermum sp. em estágio juvenil, o que impediu a identificação da espécie. A fase “Chantransia” de Batrachospermum spp. esteve presente na orla da cidade em todos os períodos investigados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Domitila Pascoaloto, Sérgio Roberto Bulcão Bringel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.