A IDÉIA DE MODERNIDADE E A INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES NO BRASIL: A GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103116128Palavras-chave:
Curso de Geografia, Uberlândia, interiorizaçãoResumo
O presente artigo buscou apreender o processo de instalação da Geografia acadêmica e das universidades no interior do Brasil, por meio do resgate histórico da fundação do curso de Geografia em Uberlândia. Esse resgate foi operado por meio de documentos oficiais disponíveis e de entrevistas com os primeiros professores, compreendendo a Geografia perante o contexto maior de "interiorizaçãoâ€? da ocupação do território e da modernidade nesses espaços, levando-se em conta que esse fenômeno deu-se por dentro de um processo mais amplo de "ordenamentoâ€? do território brasileiro implementado sob a lógica da modernização técnica exigida pelo capital. O curso de Geografia de Uberlândia se insere no contexto de desenvolvimento da ciência, resgatando a análise desde sua institucionalização, perpassando pelo tratamento que foi sendo dado às categorias de análise geográficas e que linhas teórico-metodológicas foram se sedimentando no sentido mais amplo.Downloads
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Copyright (c) 2009 Junia de Freitas Knychala, Rita C.M.S. Anselmo
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