UNIDADES GEOAMBIENTAIS DO CERRADO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103116106Palavras-chave:
Cerrado, Geotecnologias, Unidades GeoambientaisResumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal a elaboração e análise do mapeamento das Unidades Geoambientais do Cerrado mineiro. O uso de geotecnologias tem se difundido cada vez mais e facilitado o desenvolvimento de estudos ambientais. Estudar o potencial geoambiental de uma região é uma importante ferramenta para o planejamento de ações a serem executadas com vistas à utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Os fatores determinantes de identificação das unidades geoambientais desta pesquisa foram a hipsometria e formas de relevo presentes no Cerrado mineiro, que estruturaram a definição das Unidades A, B, C e D com parâmetros semelhantes de altitude, declividade, densidade de drenagem, entre outros. Mais de 90% da área de estudo está representada pelas Unidades A e B, abrangendo áreas de relevo plano a ondulado (até 20% de declive), altimetria variando até 1100m, com a presença de solos predominantemente do tipo Latossolo e recobertas em sua maioria pelas classes de uso por Campo Sujo e Pastagens. Estudos como este, envolvendo a análise geoambiental de áreas ambientalmente ameaçadas ou degradadas permite promover intervenções corretivas e/ou preventivas de conservação dos recursos naturais existentes, através do uso de geotecnologias, como ferramentas de apoio à decisão na gestão dos ambientes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Mirna Karla Amorim Silva, Roberto Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.