COMÉRCIO SOLIDÁRIO E A COMERCIALIZAÇÃO DA SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS1

Autores

  • Geisa Daise Gumiero Universidade Fdederal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103116101

Palavras-chave:

Comércio Solidário, Economia Solidária, Comercialização, Minas Gerais.

Resumo

O comércio constitui-se em um dos agentes que contribui para acentuar as diferenças sociais e econômicas entre países, causando desigualdade, injustiças e aumentando o número de excluídos. Nesse contexto, pelo descontentamento de alguns perante as injustiças causadas pelo mercado internacional de comércio, surge o comércio solidário. O comércio solidário ou comércio justo surgiu na Europa no século XX como uma possível tentativa de inserir o pequeno produtor no mercado e também de reduzir o número de atravessadores, garantindo melhores resultados financeiros a esses produtores, uma vez que o preço pago aos produtos solidários é maior que os dos outros produtos. Nesse sentido, destacam-se como principais produtos comercializados pelo comércio justo os produtos agrícolas e o artesanato, que em alguns casos são até exportados. Portanto, acredita-se que inserir o produtor no mercado através da comercialização de seus produtos constitui-se em uma forma muito mais eficaz de promover o desenvolvimento social e econômico, do que investir em políticas assistencialistas, que nada contribuem para o desenvolvimento do país. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar a realidade do comércio solidário no país, especialmente no estado de Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Geisa Daise Gumiero, Universidade Fdederal de Uberlândia

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá em 1990. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro em 1997; Doutora em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro em 2005; Orienta estudantes nas áreas de Geografia do Comércio e dos Serviços, Geografia Urbana e Geografia da População.

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Publicado

30-09-2009

Como Citar

GUMIERO, G. D. COMÉRCIO SOLIDÁRIO E A COMERCIALIZAÇÃO DA SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DE MINAS GERAIS1. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 21–33, 2009. DOI: 10.14393/RCG103116101. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16101. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos