OS PROCESSOS ESPACIAIS NA CIDADE DE ITABAIANA-SE: O ESTUDO DE CASO DO BAIRRO PORTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016092Palavras-chave:
cidade, morfologia urbana, reprodução do espaço, fenômeno urbano, festasResumo
A cidade reflete as características da sociedade, onde os processos na forma de um ambiente físico construído sobre o espaço geográfico produzem forma, movimento e conteúdo sobre o espaço urbano. A especulação imobiliária é cada vez mais constante e os modos de ocupação do espaço pela sociedade, são baseados nos mecanismos de apropriação privada, na qual o uso do solo torna-se um meio de condição para o processo de produção da humanidade, que impõe uma determinada configuração ao espaço urbano. O uso do solo urbano em Itabaiana vem sendo absorvido pela onda de supervalorização, visto que nos momentos de festa micarana, surge os "alugueis�? no espaço urbano onde ocorrem as festividades. Nessa perspectiva, abordaremos a origem de Itabaiana e suas contradições no processo de reprodução do espaço, analisando a morfologia urbana e a dinamicidade urbana da cidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fábio Ferreira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.