INDICADORES AMBIENTAIS PARA O ESTUDO DA EROSÃO MARGINAL NO RIO SÃO FRANCISCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113416071Palavras-chave:
Erosão marginal, Indicador ambiental, Rio São FranciscoResumo
As ações propostas na Agenda 21, com ênfase na construção de indicadores ambientais vem possibilitar um aperfeiçoamento nos modelos de gerenciamento dos recursos naturais, através da avaliação das medidas adotadas e monitoramento das ações estratégicas a serem empregadas com vistas ao desenvolvimento sustentável. Esse trabalho teve como objetivo a construção de indicadores ambientais relacionados ao processo erosivo na margem direita do Baixo São Francisco Sergipano. Foi adotada a metodologia da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o modelo de Indicadores de Pressão-Estado-Impacto-Efeito-Resposta (PEI/ER), para a construção de uma matriz de indicadores. A quantificação do processo erosivo através de trinta indicadores ambientais vem subsidiar políticas e ações voltadas para a mitigação dos efeitos nocivos da degradação ambiental naquela área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Maria Francineide Rosendo Guimarães, Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Igor Pinheiro da Rocha, Renisson Neponuceno de Araujo Filho, Thiago Roberto Soares Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.