EMPRESAS NACIONAIS E CAPITAL ESTRANGEIRO: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO NO BRASIL

Autores

  • Saulo Rondinelli Xavier da Silva Professor da Rede Estadual de Educação (SEC-BA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103116038

Palavras-chave:

capitalismo, privatização, setor terciário, economia

Resumo

Esse artigo trata de uma análise sobre o processo de privatização de empresas nacionais. Com o objetivo de elaborar essa análise, buscamos reconhecer que o Brasil é dotado de diversas empresas, dos múltiplos setores, além disso sempre ganhou destaque no mercado externo devido à exportação de matérias-primas, no entanto, está surgindo como importador de produtos dos diversos setores, modelos sociais e até culturais. As privatizações aparecem por aqui como uma alternativa "viável�?, porém só é feita em empresas e patrimônios que jamais devem ser entregues ao exterior. A tão divulgada (pela imprensa) privatização parece ser algo derivado ou que deriva a modernidade. Mas também só o lado esplendoroso do processo é divulgado, nunca o cidadão é informado acerca das possíveis consequências de uma privatização. Para tal, elaboramos abordagens críticas através de uma pesquisa bibliográfica, cujas discussões resultam em convidar o leitor para uma reflexão sobre o processo de privatização existente no Brasil e a participação direta da sociedade nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Rondinelli Xavier da Silva, Professor da Rede Estadual de Educação (SEC-BA)

possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC (2004), é Especialista em Educação Geoambiental pela Faculdade do Sul-FacSul (2007) e Mestrando em Cultura e Turismo pela UESC (2008). Atualmente é professor efetivo do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (SEC-BA). Enquanto acadêmico foi líder estudantil e fundador (2001) do Boletim Informe Geográfico-BIG (ISSN 1982-8039), atualmente é editor e revisor deste periódico e mamtém uma coluna em jornal, onde periodicamente escreve sobre assuntos referentes a geografia, turismo e educação patrimonial. Atua como membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Representações - Linha de Pesquisa: Memória, Identidade e Representações sócio-culturais no Turismo (UESC); e, História, Memória e Representações: Suportes para o Turismo Cultural - Linha de Pesquisa: Espaço e Representações Sociais (UESC). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia do Turismo, Geografia Ambiental e Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem, turismo, cidade e patrimônio cultural.

Downloads

Publicado

30-09-2009

Como Citar

SILVA, S. R. X. da. EMPRESAS NACIONAIS E CAPITAL ESTRANGEIRO: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO NO BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 1–7, 2009. DOI: 10.14393/RCG103116038. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16038. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos