PREDIÇÃO DE PARÂMETROS ESTRUTURAIS DE FLORESTAS TROPICAIS A PARTIR DAS TÉCNICAS DE TRANSFORMADA DE FOURIER E DELINEAÇÃO MANUAL DE COPAS APLICADAS EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL

Autores

  • Arimatéa de Carvalho Ximenes Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Silvana Amaral Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113316032

Palavras-chave:

floresta tropical, imagens de alta resolução, estrutura florestal, conservação, processamento digital de imagens

Resumo

Problemas relacionados à dificuldade de acesso e limitações em termos de recursos humanos restringem o monitoramento constante e estudos nas florestas tropicais brasileiras. O Sensoriamento Remoto (S.R.) apresenta-se como alternativa para suprir esta necessidade, devido à relativa facilidade de estudos em larga escala e possibilidade de recobrimento periódico da superfície terrestre. Estas aplicações potenciais fazem dos produtos de S.R. uma ferramenta promissora para estudos relacionados com a conservação e estimativa da biomassa florestal. Métodos de extração de informação de parâmetro estruturais da floresta são investigados a partir de imagens de alta resolução. Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas aplicações das imagens de alta resolução para os estudos das florestais tropicais, abordando basicamente duas técnicas de predição de parâmetros estruturais de floresta: delimitação manual de copa e a análise de textura baseada na Transformada de Fourier.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arimatéa de Carvalho Ximenes, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU)

Silvana Amaral, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Possui graduação em ecologia pela UNESP de Rio Claro, mestre em Sensoriamento remoto pelo INPE, e o doutorado na Escola Politécnica da USP na área de Informação Espacial. Desde 1995 trabalha no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Divisão de Processamento de Imagens. Tem experiência na área da biodiversidade e ocupação humana na Amazônia Brasileira, estudados através de análise espacial, sensoriamento remoto, geoinformação e modelagem espacial.

Downloads

Publicado

22-03-2010

Como Citar

XIMENES, A. de C.; AMARAL, S. PREDIÇÃO DE PARÂMETROS ESTRUTURAIS DE FLORESTAS TROPICAIS A PARTIR DAS TÉCNICAS DE TRANSFORMADA DE FOURIER E DELINEAÇÃO MANUAL DE COPAS APLICADAS EM IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO ESPACIAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 11, n. 33, p. 202–207, 2010. DOI: 10.14393/RCG113316032. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16032. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos