Prática pedagógica em geografia: construindo um curvímetro alternativo - EDUCATIONAL PRATICE IN GEOGRAPHY: BUILDING AN ALTERNATIVE CURVIMETER

Autores

  • Anderson de Oliveira CEFET MG

Palavras-chave:

Curvímetro

Resumo

O emprego do curvímetro surgiu da necessidade de se avaliar a distância de um percurso rodoviário em um mapa durante um exercício em sala de aula. Como o aparelho é relativamente caro para a compra, para tanto, comprou-se uma carretilha para marcar tecido, em loja de aviamentos. Mediu-se uma volta completa da carretilha para se calcular a sua circunferência. A carretilha transformada em curvímetro passou a ser capaz de medir percursos curvilíneos como uma régua comum. A partir daí os alunos efetuaram experimentações e comparações com um curvímetro padrão para avaliarem o grau de precisão do curvímetro de carretilha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-11-2010

Como Citar

de Oliveira, . A. (2010). Prática pedagógica em geografia: construindo um curvímetro alternativo - EDUCATIONAL PRATICE IN GEOGRAPHY: BUILDING AN ALTERNATIVE CURVIMETER. Caminhos De Geografia, 11(35). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16030

Edição

Seção

Artigos