ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE DOMINAÇÃO DO CAPITAL SOBRE O TRABALHO NO ÂMBITO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113516019Palavras-chave:
Agroindústria, Capitalismo, Técnica, Tecnologia, TrabalhoResumo
O objetivo do trabalho é apresentar algumas considerações sobre o processo de expansão do capital canavieiro no Brasil, com destaque para Mato Grosso do Sul, tendo em vista o processo crescente de desenvolvimento das forças produtivas, na qual ocorre o desenvolvimento das técnicas, o aperfeiçoamento produtivo, alicerçado, pois, na intensa subordinação do trabalho ao capital, sendo que o reflexo disto é a concentração e centralização de capitais, que tende a acentuar o caráter de subjugação do Brasil na atual divisão internacional do trabalho, na medida em que apesar de industrializado não alcançou a independência econômica e política das nações imperialistas, estando circunscrito aos seus tentáculos. Para o desen volvimento do trabalho utilizamos dados e informações coletadas em trabalhos de campo, entrevistas, bem como, ampla revisão bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 José Roberto Nunes de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.