O PLANEJAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA CAATINGA: UM OLHAR SOBRE AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA MICROBACIA DO RIO CALABOUÇO - PB/RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG102915998Palavras-chave:
Microbacia Hidrográfica, Planejamento Ambiental, Rio Calabouço, Recursos HídricosResumo
O estudo teve objetivo realizar um levantamento ambiental da microbacia do Rio Calabouço, um dos principais afluentes do Rio Curimataú, como forma de buscar subsídios para o planejamento e a gestão sustentável dos recursos hídricos em área de caatinga, onde os rios são predominantemente intermitentes e sensíveis a ação humana. Este trabalho foi desenvolvido entre os municípios de Passa e Fica - RN e Araruna - PB. Para a concretização deste estudo foram desenvolvidas as seguintes etapas: delimitação da área da microbacia com o auxilio da carta topográfica, Folha São José do Campestre - RN (SB.25-Y-A-I), escala 1:100.000, SUDENE (1971) e do aparelho de GPS. Em seguida foi realizada pesquisa teórico-metodológica, apoiados em Christofoletti (1980), Cunha (1996), Bertoni & Lombardi Neto (2003) e Guerra & Guerra (2006) e do Projeto RADAMBRASIL (1981) e a aplicação da Ficha de Campo para Caracterização do Meio Físico (2002), para o levantamento de dados geoambientais da área (clima, solo, sistema morfodinâmico, água, biodiversidade). Os dados coletados demonstraram que os principais usos dos recursos hídricos da microbacia do Rio Calabouço são: Abastecimento humano, agricultura, pecuária, atividade extrativa mineral e vegetal, pesca e lazer. Os principais impactos ambientais que atingem a microbacia são: declínio da fertilidade do solo; desmatamento da mata ciliar; poluição da água e do solo pelo uso indiscriminado de fertilizantes e defensivos agrícolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Márcio Balbino Cavalcante, Luciene Vieira Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.