A COMPREENSÃO DO LUGAR E A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO, JULIO DE CASTILHOS - RS

Autores

  • Carmen Rejane Flores Wizniewsky Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernanda Lerner Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103115996

Palavras-chave:

Assentamento, Lugar, Saberes Sociais, Escola do campo, formação de sujeitos

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa desenvolvida na comunidade da Escola Municipal São Francisco, localizada no Assentamento Alvorada, no município de Julio de Castilhos, RS. A constituição do Assentamento Alvorada através do INCRA foi resultado de uma forte mobilização social do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no ano de 1996, onde foram assentadas 72 famílias. Na Escola Municipal São Francisco que está localizada dentro do assentamento e atende os filhos dos assentados, observou-se que apesar de sua localização, ela não promove em suas práticas pedagógicas, a compreensão do lugar e a valorização daquele espaço agrário e de seus sujeitos. Nesse estudo buscou-se compreender e analisar a relação da Escola com a comunidade do assentamento abordando a valorização dos saberes sociais desde uma perspectiva do lugar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Rejane Flores Wizniewsky, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Geografia.

Fernanda Lerner, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Geografia e mestranda do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da UFSM.

Downloads

Publicado

30-09-2009

Como Citar

WIZNIEWSKY, C. R. F.; LERNER, F. A COMPREENSÃO DO LUGAR E A VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO, JULIO DE CASTILHOS - RS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 34–50, 2009. DOI: 10.14393/RCG103115996. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15996. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos