REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORADIA PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA

Autores

  • Maria das Dôres Silva Nóbrega Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103115976

Palavras-chave:

Espaço, Moradia, Representação Social, População de Baixa Renda.

Resumo

O artigo objetiva compreender quais as representações sociais (RS) da moradia da população de baixa renda. A moradia é uma mercadoria tanto para a população de altos rendimentos como dos mais baixos rendimentos. O que diferencia é a maneira como o mercado imobiliário atende aos consumidores. Trabalha-se com a hipótese de que a RS da moradia para moradores de loteamentos periféricos se desenvolve, transmite-se e se mantém como história de sua vida. A coleta dos dados e informações das RS se dar por meio de entrevistas narrativas sobre a história de aquisição da moradia. Para isso desvendar as RS da moradia, o lócus do estudo é o município de Ã?guas Lindas de Goiás-GO. Como resultado da discussão observa-se o fenômeno da valorização da terra como fator determinante tanto da atração, quanto da expulsão da população mais pobre.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria das Dôres Silva Nóbrega, Universidade de Brasília
    Licenciada em Geografia, possui especialização em Gestão Territorial e Planejamento Regional e atualmente Mestranda em Geografia pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

30-09-2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NÓBREGA, Maria das Dôres Silva. REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MORADIA PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 51–60, 2009. DOI: 10.14393/RCG103115976. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15976. Acesso em: 7 dez. 2025.