UTILIZAÇÃO DE IMAGENS CBERS NO DIAGNÓSTICO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO RIACHO MARACAJÁ, OLIVEDOS, PB

Autores

  • Ana Néri Cavalcante Batista Universidade Estadual da Paraíba
  • Nadjacléia Vilar Almeida Universidade Estadual da Paraíba
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103215949

Palavras-chave:

Semi-árido brasileiro, degradação ambiental, geoprocessamento, sensoriamento remoto

Resumo

A Microbacia do Riacho Maracajá está localizada em área densamente povoada do município de Olivedos, PB. Devido a este aspecto e segundo as informações contidas nas imagens de satélite, esta área apresenta os maiores índices de uso e ocupação do solo do município, já sendo possível diagnosticar áreas de degradação ambiental no local. Nesse contexto, a presente pesquisa se propõe a utilizar imagens CCD-CBERS-2 para analisar o uso e ocupação do solo da Microbacia, discutindo os impactos que afetam parte significativa de sua área. A partir de uma abordagem analítico-descritiva e da utilização do banco de dados gerado com informações cartográficas do local, que serviram para georreferenciar as imagens de satélite CBERS-2, sensor CCD, pôde-se verificar que parte significativa da Microbacia (19,16%) já se encontra intensamente degradada, fato que foi verificado pela presença de solo exposto e áreas destinadas à agricultura e pastagens; além disso, foi possível verificar que a algaroba (Prosopis juliflora Sw DC) vem ocupando o lugar das matas ciliares nas margens do Rio Maracajá. Entretanto, apesar desses aspectos, a maior parte da Microbacia (80,84%) ainda concentra vegetação de Caatinga preservada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Néri Cavalcante Batista, Universidade Estadual da Paraíba

Ana Néri é aluna do Curso de Licenciatura em Geografia, Universidade Estadual da Paraíba.

Nadjacléia Vilar Almeida, Universidade Estadual da Paraíba

Nadjacléia Vilar Almeida é Geógrafa; Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense.

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Geógrafa, professora do Curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba; Doutoranda em Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

04-01-2010

Como Citar

BATISTA, A. N. C.; ALMEIDA, N. V.; MELO, J. A. B. de. UTILIZAÇÃO DE IMAGENS CBERS NO DIAGNÓSTICO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA MICROBACIA DO RIACHO MARACAJÁ, OLIVEDOS, PB. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 10, n. 32, p. 235–244, 2010. DOI: 10.14393/RCG103215949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15949. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos