ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO PARA ESPÉCIES DE EUCALIPTO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Huezer Viganô Sperandio Graduando em Engenharia Florestal pela UFES
  • Wesley Augusto Campanharo Graduando em Engenharia Florestal pela UFES
  • Roberto Avelino Cecílio Prof. Dr. em Engenharia Agrícola da UFES
  • Mauro Eloi Nappo Prof. Dr. em Engenharia Agrícola da UFES

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113415906

Palavras-chave:

eucalipto, Balanço Hidrico, Sistema de Informações Geográficas, temperatura

Resumo

A cultura do eucalipto representa a base econômica florestal no estado do Espírito Santo, entretanto a atual oferta deste produto não atende à demanda. A busca por alta qualidade da madeira, alta produtividade, rápido crescimento e a implantação de novas áreas de cultivo de espécies florestais devem passar pela delimitação de áreas edafoclimaticamente aptas às culturas. Neste trabalho gerou-se os mapas do zoneamento agroecológico das espécies Eucalyptus grandis, Eucalyptus urophylla, Eucalyptus urograndis e Corymbia citriodora, para o Espírito Santo. As exigências edafoclimáticas utilizadas nos zoneamentos basearam-se nos dados das regiões de origem das espécies. Para os cálculos dos balanços hídricos, utilizaram-se dados de precipitação e temperatura de 110 estações pluviométricas localizadas no estado e regiões circunvizinhas. A partir do cruzamento de mapas de déficit hídrico, temperatura do ar, precipitação, solos, unidades de conservação e áreas de preservação permanentes, geraram-se os mapas de aptidão agroecológica das espécies para o estado. Verificou-se uma boa aptidão à implantação dos eucaliptos apresentando, contudo uma grande variabilidade espacial entre as áreas de aptidão de cada espécie no território capixaba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huezer Viganô Sperandio, Graduando em Engenharia Florestal pela UFES

Graduando em Engenharia Florestal pela UFES. Bolsista de PIBIC/UFES/CNPQ na área Bacias Hidrográficas, atuando também em sensoriamento remoto.

Downloads

Publicado

15-06-2010

Como Citar

SPERANDIO, H. V.; CAMPANHARO, W. A.; CECÍLIO, R. A.; NAPPO, M. E. ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO PARA ESPÉCIES DE EUCALIPTO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 11, n. 34, p. 203–216, 2010. DOI: 10.14393/RCG113415906. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15906. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos