Alterações em parâmetros físicos e em concentrações de cátions e ânions em uma micro-bacia hidrográfica de Manaus devido a expansão urbana.

Autores

  • Clive Reis Nascimento
  • Maria do Socorro Rocha Silva

Resumo

Este trabalho objetivou avaliar as alterações nos parâmetros físicos e nas concentrações de cátions e ânions da micro-bacia hidrográfica do igarapé Bolívia em ambiente natural, e em área urbanizada. Realizou-se amostragem de água em oito pontos dessa micro-bacia hidrográfica. O pH variou de 4,4 a 6,7, a condutividade elétrica de 25,4 μS.cm-1 a 214,7 μS.cm-1. Dentre os ânions, houve predominância de sulfato, que variou de 2,42 mg/L a 7,96 mg/L, e dentre os cátions, predominou o magnésio, variando de 4,25 mg/L a 101,1 mg/L.Certifica-se que a área de ambiente urbano dessa micro-bacia hidrográfica com os parâmetros físico-químicos alterados quando comparados com os resultados obtidos da área preservada. Em condições naturais, essa micro-bacia hidrográfica, possui pH ácido, como outros da Amazônia central pertencentes à bacia hidrográfica do rio negro. Tais alterações estão ocorrendo devido avanço desordenado do perímetro urbano na zona norte de Manaus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-05-2010

Como Citar

Nascimento, C. R., & Silva, M. do S. R. (2010). Alterações em parâmetros físicos e em concentrações de cátions e ânions em uma micro-bacia hidrográfica de Manaus devido a expansão urbana. Caminhos De Geografia, 11(33). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15891

Edição

Seção

Artigos