A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE UBERLÂNDIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PLANEJAMENTO

Autores

  • Geisa Daise Gumiero Cleps Universidade Fdederal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92815870

Palavras-chave:

cidade, organização territorial, poder público, planejamento urbano

Resumo

Evidencia-se hoje que mais da metade da população mundial vive exclusivamente nas cidades, promovendo cenários de lutas e interesses urbanos diferenciados e em diversas escalas. Nesse contexto, o planejamento e a gestão urbana tornaram-se elementos essenciais ao processo de governança. No Brasil, com o crescente aumento dos problemas urbanos, onde mais de 80% da população vive em áreas urbanas, o planejamento urbano tornou-se uma estratégia que objetiva proporcionar melhores condições de vida à população, principalmente sob a ótica da justiça social. Por isso tem sido praticado não somente pelo Estado, mas também por Organizações Não-Governamentais (ONGs) e outras organizações sociais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal analisar o papel das políticas públicas desenvolvidas em Uberlândia referentes ao planejamento urbano, avaliando a base histórico-estrutural para a realização dessa prática, bem como os aspectos sociais, econômicos e metodológicos, mais recentes que a permeiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geisa Daise Gumiero Cleps, Universidade Fdederal de Uberlândia

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá em 1990. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro em 1997; Doutora em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Rio Claro em 2005; Orienta estudantes nas áreas de Geografia do Comércio e dos Serviços, Geografia Urbana e Geografia da População.

Downloads

Publicado

05-01-2009

Como Citar

CLEPS, G. D. G. A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE UBERLÂNDIA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PLANEJAMENTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 28, p. 26–41, 2009. DOI: 10.14393/RCG92815870. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15870. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos