TRANSFORMAÇÃO EM GOIÁS: CAPITALISMO, MODERNIZAÇÃO E NOVAS DISPOSIÇÕES SOCIOESPACIAIS

Autores

  • Adão Francisco de Oliveira
  • Eguimar Felício Chaveiro
  • Ubiratan Francisco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103215868

Palavras-chave:

Goiás, economia e sociedade, Transformações sócio-territoriais, Urbanização, metropolização, redes urbanas

Resumo

Este trabalho tem por finalidade discutir o processo de transformação do território goiano nas últimas décadas do século XX para cá, quando o Estado se insere no circuito da modernização e do fluxo intensivo de capital. Nesse sentido, é importante abordar a importância do planejamento governamental relacionado com as demandas do capital nacional e internacional no processo de ocupação e apropriação do Centro-Oeste Brasileiro. A chegada da agricultura de exportação, da agroindústria e a consolidação do setor terciário com a sociedade informacional não podem ficar de fora dessa leitura. No primeiro momento será abordado o processo de intensificação da ocupação do território goiano provocado pela "Marcha para o Oesteâ€?, com a construção de Goiânia, consolidado pela construção de Brasília e pela chegada da modernização dos métodos de cultivo da agricultura no Cerrado Brasileiro. No segundo momento, serão apontados alguns pontos importantes da influência do desenvolvimento econômico de Goiás e seus efeitos na transformação sócioespacial das redes urbanas de Goiânia e Brasília com a intensificação dos fluxos migratórios. No terceiro momento, será realizada uma leitura do Goiás inserido no mundo das redes que controlam e comandam as transformações sócioespaciais, da complexidade que implica uma leitura de redes num território em constantes transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão Francisco de Oliveira

Graduado em História pela UFG. Mestre em Sociologia pela UFG. Doutorando em Dinâmica Socioespacial/Geografia pelo IESA/UFG. Professor da UNITINS. Pesquisador do Observatório das Metrópoles - núcleo Goiânia e do GEPUR - Grupo de Estudos e Pesquisas Urbanas e Regionais do Centro-Oeste.

Eguimar Felício Chaveiro

Doutor em Geografia pela USP. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia do IESA/UFG. Coordenador do Laboratório de Geografia Humana do IESA/UFG (LaboGeo) e pesquisador do Observatório das Metrópoles - núcleo Goiânia.

Ubiratan Francisco de Oliveira

Graduando em Geografia pelo IESA/UFG. Bolsista do Laboratório de Geografia Humana / LaboGeo IESA/UFG e estagiário do Observatório das Metrópoles - núcleo Goiânia.

Downloads

Publicado

04-01-2010

Como Citar

OLIVEIRA, A. F. de; CHAVEIRO, E. F.; OLIVEIRA, U. F. de. TRANSFORMAÇÃO EM GOIÁS: CAPITALISMO, MODERNIZAÇÃO E NOVAS DISPOSIÇÕES SOCIOESPACIAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 10, n. 32, p. 227–234, 2010. DOI: 10.14393/RCG103215868. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15868. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos