ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E COBERTURA DA TERRA DE UMA PROPRIEDADE RURAL DE 1992 A 2001
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103015840Palavras-chave:
Amazônia, desmatamento, sensoriamento remoto, avaliação temporalResumo
A fronteira sul da Amazônia Legal vem sofrendo intensa pressão pela expansão da atividade agropecuária nas últimas décadas. Nesta região, conhecida como Arco do Desmatamento, extensas áreas florestais são transformadas anualmente em áreas agrícolas e para a formação de pastagens. Este artigo tem o objetivo detectar as mudanças no uso e cobertura da terra em uma propriedade rural, localizada no município de Pontes e Lacerda - MT, entre 1992 e 2001. Os registros de uso e cobertura da terra foram recuperados a partir da interpretação de imagens do satélite Landsat V e VII. A avaliação temporal permitiu identificar as áreas florestais suprimidas a cada ano, as respectivas áreas de pastagens formadas, as reformas realizadas em áreas de pastagens formadas em anos anteriores e áreas que sofreram processo natural de regeneração.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Rafael Rodrigo Eckhardt, Leopoldo Pedro Feldens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.