DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL DA ÁREA DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TOMBOS, PARA FINS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Autores

  • Braz Calderano Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Aluísio Granato de Andrade Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
  • Helena Polivanov Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Antônio José Teixeira Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Antônio Ramalho Filho Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG102915831

Palavras-chave:

manejo do solo e água, recuperação áreas degradadas, revegetação, assoreamento, erosão do solo, planejamento geoambiental.

Resumo

O objetivo do trabalho foi realizar o diagnóstico geoambiental da área, onde foram mapeados os elementos componentes da paisagem solos, relevo, vegetação, uso e cobertura, todos na escala 1:10.000, incluindo informações socioeconômicas. Com as informações extraídas do diagnóstico, avaliou-se as potencialidades, fragilidades e limitação das terras. Para avaliação do potencial erosivo das terras gerou-se um mapa para a área do entorno com base em parâmetros de clima, solos, geologia, relevo, uso e cobertura das terras e vegetação. A integração desses fatores possibilitaram discriminar as diferentes classes de suscetibilidade à erosão. Os mapas temáticos, em meio analógico produzidos com o diagnóstico foram convertidos para o meio digital, com posterior cruzamento no SIG. Os resultados permitiram caracterizar os elementos componentes da paisagem com suas potencialidades e limitações, identificar áreas frágeis e indicar medidas de mitigação, visando reduzir o processo erosivo da bacia hidrográfica e o assoreamento do reservatório. A partir das informações geradas foi possível também, elaborar um plano de manejo conservacionista para a área de estudo, com base na realidade local, bem como subsidiar a revegetação do morro que circunda o reservatório com o plantio de espécies arbóreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braz Calderano Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

UFRJ/CCMN/IGEO Depto. de Geologia

Aluísio Granato de Andrade, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Pesquisador Doutor da EMBRAPA

Helena Polivanov, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

UFRJ/CCMN/IGEO Depto. de Geologia

Antônio José Teixeira Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

UFRJ/CCMN/IGEO Depto. de Geologia

Antônio Ramalho Filho, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)

Pesquisador Doutor da EMBRAPA

Downloads

Publicado

15-03-2009

Como Citar

CALDERANO FILHO, B.; ANDRADE, A. G. de; POLIVANOV, H.; GUERRA, A. J. T.; RAMALHO FILHO, A. DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL DA ÁREA DO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE TOMBOS, PARA FINS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 10, n. 29, p. 118–134, 2009. DOI: 10.14393/RCG102915831. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15831. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos