INFLUÊNCIA DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL NA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM MACAPÁ - BRASIL

Autores

  • João Paulo Nardin Tavares Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidad

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG102915793

Palavras-chave:

Zona de Convergência Intertropical, Precipitação, Amapá

Resumo

A estação chuvosa na região norte do país, especialmente sobre o estado do Amapá, é influenciada pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um sistema de convecção organizada em grande escala, que, nos meses de janeiro, fevereiro e março, está climatologicamente situado a sul da linha do equador. Este trabalho analisa, através de campos escalares de Temperatura da Superfície do mar, pressão atmosférica ao nível do mar, campo de vento e imagens de satélite, a posição da ZCIT durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2007, e como ela influenciou na precipitação diária em Macapá-AP nesse período, em que os totais pluviométricos mensais de janeiro e fevereiro ficaram abaixo da média climatológica. Foi encontrado que a ZCIT esteve durante esses meses a norte de sua posição climatológica e a redução de chuvas foi causada por este fato. Já em março, quando a ZCIT encontrava-se influenciando a costa norte do Brasil, houve um aumento na precipitação total mensal em relação à média, principalmente devido a alguns eventos de precipitação extrema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Nardin Tavares, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidad

Meteorologista, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará/Embrapa Amazônia Oriental/Museu Paraense Emilio Goeldi, na Linha de Pesquisa Clima da Amazônia.

Downloads

Publicado

15-03-2009

Como Citar

TAVARES, J. P. N. INFLUÊNCIA DA ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL NA VARIABILIDADE DA PRECIPITAÇÃO EM MACAPÁ - BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 29, p. 58–70, 2009. DOI: 10.14393/RCG102915793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15793. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos