ESTUDO CLIMÁTICO DA PRECIPITAÇÃO DURANTE EVENTOS DE EL-NIÑO NA REGIÃO DE UBERLÂNDIA-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92715745Palavras-chave:
Precipitação, El-Niño, SustentabilidadeResumo
Após caracterizar os anos de 1983, 1987 e 1997 como anos de El-Niño, os registros mensais de chuva em Uberlândia-MG foram examinados para avaliar se tinham resposta positiva (chuvas acima da média) ou negativa (chuvas abaixo da média) para esses eventos, quando comparados com as normais climatológicas de 1961-1990 do Instituto Nacional de Meteorologia. Foi encontrado que essa resposta não é a mesma durante o ano inteiro, sequer para todos os eventos. Inclusive pode ser encontrado que houve casos de deficit da precipitação em um ano de El-Niño, contrariando a literatura. Isso acontece porque o El-Niño tem grande influência na circulação atmosférica global. Com o objetivo de prevenção de prejuízos, os gestores de recursos naturais devem estar atentos às previsões climáticas de médio e longo prazo, que têm se desenvolvido muito no monitoramento da Oscilação Sul, que causa o El-Niño.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 João Paulo Nardin Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.