MODELAGEM E MAPEAMENTO DE SOLOS DO MUNICÍPIO MINEIRO DE MACHADO UTILIZANDO-SE DE GEOPROCESSAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515731Palavras-chave:
solos, SIG, sistema de informações geográficas, levantamento de solos, mapeamento de solosResumo
Tendo distribuição geográfica distinta, a identificação de cada tipo de solo, além de metodologias aplicáveis a seu reconhecimento, deve ser traduzida graficamente através de mapas e de relatórios explicativos sobre sua elaboração. Para tanto, a aplicação dos conhecimentos das técnicas de geoprocessamento permitem o desenvolvimento de metodologias passíveis de utilização. O desenvolvimento de modelos, para uso em SIGs, com uma maior base de informações do meio físico permite um maior detalhamento das características físicas das áreas estudadas, possibilitando uma maior discriminação nos tipos de solo, bem como subisidiar as análises necessárias para o entendimento das correlações geomorfo-pedológicas da área em estudo. O objetivo deste trabalho foi a realização do levantamento e mapeamento dos solos do município de Machado, utilizando-se de técnicas de geoprocessamento. As técnicas de geoprocessamento utilizadas demonstraram ser eficientes para elaboração de mapeamentos de solos baseados nas características do relevo, se aceitas associações na classificação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Lúcio do Carmo Moura, Antônio Francisco Sá e Melo Marques, Hélcio Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.