COMPLEXO AGROINDUSTRIAL, MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E PARTICIPAÇÃO DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS NO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Sergio Fajardo Professor Adjunto do Departamento de Geografia - UNICENTRO (Guarapuava - PR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92715725

Palavras-chave:

Complexo agroindustrial, modernização da agricultura, economia paranaense.

Resumo

O artigo discute o conceito de Complexo Agroindustrial como base da construção de atividades agrícolas modernas no meio rural brasileiro e da definição do chamado "agronegocioâ€?. Nesse sentido, o processo de integração entre agricultura e indústria é evidenciado também na ampliação das relações intersetoriais que culminaram na estruturação de um novo padrão agrário. Nesse, a agricultura se constitui em mais um elo da dinâmica produtiva geral e o espaço agrícola passa a ser comandado pela lógica da ampliação das relações capitalistas no campo. As transformações no setor agroindustrial resultaram na superação conceitual da terminologia Complexo Agroindustrial. O caso do Estado do Paraná e a participação das cooperativas agropecuárias têm destaque na discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Fajardo, Professor Adjunto do Departamento de Geografia - UNICENTRO (Guarapuava - PR)

Doutor em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente em 2007. O título da tese foi: "Estratégias e Territorialidades das cooperativas agropecuárias e das empresas globais do setor agroindustrial no paraná". Mestre em Geografia pela UEM - Universidade Estadual de Maringá em 2000,; título da dissertação: "Dinâmica sócio-espacial das cooperativas agropecuárias no contexto do complexo agroindustrial: o caso da Cocari, Mandaguari - PR". Foi professor no Departamento de Geografia da UEM entre 2001 e 2002 e é professor do Departamento de Geografia da UNICENTRO, Guarapuava - PR, desde 2003. Desenvolve pesquisas e publica trabalhos voltyados á territorialidade corporativa no espaço rural, participação das cooperativas agropecuárias no setor agroindustrial, transformações no espaço e na paisagem rural paranaense.

Downloads

Publicado

22-09-2008

Como Citar

FAJARDO, S. COMPLEXO AGROINDUSTRIAL, MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E PARTICIPAÇÃO DAS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS NO ESTADO DO PARANÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 27, p. 31–44, 2008. DOI: 10.14393/RCG92715725. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15725. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos