GEOMORFOLOGIA FLUVIAL DE RIOS IMPACTADOS POR BARRAGENS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92615721Palavras-chave:
Barragens, Desequilíbrio Fluvial, Gestão de bacias Hidrográficas, Recursos HídricosResumo
O atual contexto hidrelétrico do país é representado por mais de 76 % da energia elétrica proveniente das UHEs e de PCHs (ANEEL, 2006). Diante deste cenário, o presente artigo tem como objetivo principal apresentar e discutir os principais efeitos geomorfológicos fluviais decorrentes da construção e operação de reservatórios/barragens a partir de outros estudos comprovados, destacando os mecanismos e efeitos em cadeia deste processo, sobretudo, à jusante de barragens, buscando-se assim, fomentar o desenvolvimento de novas pesquisas e técnicas que reduzam tais efeitos
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 André Luiz Nascentes Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.