VIABILIDADE PARA O TURISMO CULTURAL E AMBIENTAL: O CASO DA CIDADE DE SAIRÉ (PE)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92615715Palavras-chave:
Meio Ambiente, Atrativos turísticos, Planejamento turísticoResumo
O objetivo do presente estudo foi a realização do levantamento da potencialidade do turismo cultural e ambiental do município de Sairé-PE, onde se buscou registrar, agrupar, analisar e avaliar grande parte dos atrativos naturais e culturais, os equipamentos e serviços turísticos e a infra-estrutura básica e turística. Para a realização do inventário, que serviu de base para o levantamento do potencial turístico, seguiu-se o modelo de metodologia adotada pela EMPETUR. No levantamento e análise dos dados foram utilizados além de entrevistas e atividades in loco, a observação e registro através de fotografias para a comprovação da potencialidade da área para a implantação do turismo cultural e ecológico sustentável nesse município. Diante do cenário encontrado, sentiu-se a necessidade de inferir sugestões de ações para a localidade. Assim, percebeu-se o expressivo potencial para o turismo cultural e ambiental existente na localidade, que pode ser explorado pelos órgãos públicos e particulares, destacando-se entre os atrativos, as cachoeiras, os remanescentes de mata natural, o patrimônio arquitetônico e as manifestações populares lá existentes. Foi observado que o inventário da potencialidade turística e ambiental do município de Sairé poderá servir de base para a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para esse município.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Sebastião Silva Cabral, Maria Alciene Neves, Tácio Oliveira Silva, Soraya Grazielle Pereira Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.