VIABILIDADE PARA O TURISMO CULTURAL E AMBIENTAL: O CASO DA CIDADE DE SAIRÉ (PE)

Autores

  • Sebastião Silva Cabral
  • Maria Alciene Neves Universidade Federal de São João Del Rei
  • Tácio Oliveira Silva UFRB
  • Soraya Grazielle Pereira Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92615715

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Atrativos turísticos, Planejamento turístico

Resumo

O objetivo do presente estudo foi a realização do levantamento da potencialidade do turismo cultural e ambiental do município de Sairé-PE, onde se buscou registrar, agrupar, analisar e avaliar grande parte dos atrativos naturais e culturais, os equipamentos e serviços turísticos e a infra-estrutura básica e turística. Para a realização do inventário, que serviu de base para o levantamento do potencial turístico, seguiu-se o modelo de metodologia adotada pela EMPETUR. No levantamento e análise dos dados foram utilizados além de entrevistas e atividades in loco, a observação e registro através de fotografias para a comprovação da potencialidade da área para a implantação do turismo cultural e ecológico sustentável nesse município. Diante do cenário encontrado, sentiu-se a necessidade de inferir sugestões de ações para a localidade. Assim, percebeu-se o expressivo potencial para o turismo cultural e ambiental existente na localidade, que pode ser explorado pelos órgãos públicos e particulares, destacando-se entre os atrativos, as cachoeiras, os remanescentes de mata natural, o patrimônio arquitetônico e as manifestações populares lá existentes. Foi observado que o inventário da potencialidade turística e ambiental do município de Sairé poderá servir de base para a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico para esse município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Silva Cabral

Turismólogo; Especialização em turismo pela Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão, Vitória de Santo antão-PE.

Maria Alciene Neves, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduada em Letras; Especialista em Literatura, Mestranda em Letras pela UFSJ; Professora contratada do Departamento de Letras/UFSJ

Tácio Oliveira Silva, UFRB

Especialização em Solos e Nutrição de Plantas pela UFV (2002); Mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares/ Fertilidade do Solo pela UFPE (2004); Doutorado em Ciência do Solo pela UFLA (2007).

Downloads

Publicado

04-06-2008

Como Citar

CABRAL, S. S.; NEVES, M. A.; SILVA, T. O.; SILVA, S. G. P. VIABILIDADE PARA O TURISMO CULTURAL E AMBIENTAL: O CASO DA CIDADE DE SAIRÉ (PE). Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 9, n. 26, p. 80–100, 2008. DOI: 10.14393/RCG92615715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15715. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos