AS ALTERNATIVAS PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CURITIBA - PR, E SUA CONTRIBUIÇÃO COM A MELHORIA DA QUALIDADE

Autores

  • Nilza Aparecida da Silva Oliveira Mestre em Geografia pela UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92715708

Palavras-chave:

resíduos sólidos, meio ambiente, urbanização e consumo,

Resumo

O referido artigo trata exclusivamente dos problemas relacionados à questão dos resíduos sólidos, em termos de Brasil, mas enfocando a situação de como acontece o gerenciamento desses resíduos em Curitiba Paraná, bem como destacando as alternativas encontradas pelo poder público para amenizar a questão. O objetivo principal do trabalho, consiste em mostrar que apesar de todas as dificuldades encontradas nas grandes cidades, relacionadas a esta questão, ainda é possível amenizar a situação, bastando para isso que o Poder Público e a população despertem uma consciência crítica e determine medidas que possam amenizar esta realidade. O trabalho foi realizado a partir de pesquisas de cunho teórico, tendo como base os órgãos públicos de Curitiba e do Brasil, como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Compromisso empresarial para a Reciclagem e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Acredita-se que a partir do momento que cada instituição partilhar as experiências que deram certo, muitas coisas boas poderão ocorrer para a melhoria de vida das pessoas do meio onde vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilza Aparecida da Silva Oliveira, Mestre em Geografia pela UFPR

Professora do magistério a 21 anos em escola pública no estado do Paraná, na disciplina de Geografia. A graduação e especialização foram realizadas na Univerdidade Paanaense em Umuarama-pr e o Mestrado foi realizado pela Univesidade Federal do Paraná em Curitiba-pr.

Downloads

Publicado

22-09-2008

Como Citar

OLIVEIRA, N. A. da S. AS ALTERNATIVAS PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM CURITIBA - PR, E SUA CONTRIBUIÇÃO COM A MELHORIA DA QUALIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 27, p. 116–127, 2008. DOI: 10.14393/RCG92715708. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15708. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos