ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO DOS MECÂNICOS DE MANAUS ACERCA DOS PROBLEMAS CAUSADOS POR HIDROCARBONETOS COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES USADOS NAS OFICINAS MECÂNICAS

Autores

  • Genilson Pereira Santana UFAM/DQ/ICE/Manaus
  • Vicente Lisboa Moreira ESBAM Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92615690

Palavras-chave:

Poluição por hidrocarbonetos de petróleo, Mecânicos, Educação ambiental

Resumo

Neste trabalho foi feito um estudo sobre a problemática ambiental dos hidrocarbonetos provenientes de petróleo em oficinas mecânicas da cidade de Manaus. A pesquisa foi baseada na aplicação de 100 formulários em que os níveis educacionais, locais de nascimento, idade foram relacionados com perguntas a respeito do conhecimento sobre a poluição ambiental causada por derivados de hidrocarboneto de petróleo e tratamento destes resíduos. Os resultados mostraram que a maioria dos mecânicos possuiam algum conhecimento a respeito dos riscos à saúde e ao ambiente causado pelos derivados do pétroleo. Ao invés do nivel de escolaridade, a idade é o principal fator para o entendimento dos problemas causados pelos lubrificantes e combustiveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genilson Pereira Santana, UFAM/DQ/ICE/Manaus

Graduado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Química Analítica e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor das disicplinas de Química Analítica e Química Ambiental na Universidade Federal do Amazonas, onde já foram orientadas 26 dissertações de mestrado e 4 de doutorado na área de Química Ambiental.

Vicente Lisboa Moreira, ESBAM Amazonas

Recem formado em biologia pela Escola Superior Batista do Amazonas

Downloads

Publicado

04-06-2008

Como Citar

SANTANA, G. P.; MOREIRA, V. L. ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO DOS MECÂNICOS DE MANAUS ACERCA DOS PROBLEMAS CAUSADOS POR HIDROCARBONETOS COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES USADOS NAS OFICINAS MECÂNICAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 26, p. 193–205, 2008. DOI: 10.14393/RCG92615690. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15690. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos