DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO MELO EM UBERABA (MG)

Autores

  • Giovanni Arthur Ferreira Gobbi
  • Jose Luiz Rodrigues Torres Prof. Dr. Classe Especial do Cefet-Uberaba-MG
  • Adelar Jose Fabian

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG92615649

Palavras-chave:

degradação ambiental, erosão, análise morfométrica, qualidade da água

Resumo

Este estudo visa realizar o diagnóstico ambiental da microbacia do córrego Melo, caracterizando morfometricamente a área e avaliando a qualidade da água. A deterioração social (FS) foi de 44 %, valor médio-baixo. As casas são de alvenaria, água de poço freático, fossa séptica e o lixo são queimados ou enterrados. A deterioração econômica (FE) foi de 82 %, valor elevado. A produtividade é baixa e voltada para subsistência, estando baseada na pecuária leiteira. A deterioração tecnológica (FT) foi de 78 %, valor elevado, estando associados ao tipo de exploração agrícola rudimentar. A deterioração sócio-econômica (SE) foi de 68 % (FS + FE + FT/3), índice elevado, que limita as condições de vida da população local. A deterioração ambiental foi de 63 %, valor elevado, diretamente ligado deterioração ambiental observada. As maiorias das erosões são causadas pela água de escoamento direcionada pela linha de trem que corta a microbacia. Com relação à morfometria, a área de drenagem encontrada foi de 12,5  km², e o perímetro de 19,20 km. A microbacia tem formato alongado, que são justificados por um Kc de 1,52, Kf de 0,30 e Ic de 0,43. A Dd obtida foi de 1,34 km/ km², que indica baixo risco de ocorrência de enchentes na área. A água foi analisada segundo parâmetros de qualidade biológica, na nascente e foz. Foi constatado à presença de coliformes acima do permitido pelos parâmetros de potabilidade para consumo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanni Arthur Ferreira Gobbi

Graduado em Gestão Ambiental pelo Cefet-Uberaba-MG

Jose Luiz Rodrigues Torres, Prof. Dr. Classe Especial do Cefet-Uberaba-MG

Formado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela UFruralRJ, Especialista em Nutrição Mineral de Plantas pela ESALQ-Piracicaba-SP, Especialista em Máquinas agrícolas pela UFLA-Lavras-MG, MSc. em Fitotecnia pela UfruralRJ, Dr. em Produção Vegetal pela UNESP-Jaboticabal-SP. Prof. Pesquisador da Classe Especial do Cefet-Uberaba-MG

Adelar Jose Fabian

Prof. do Cefet-Uberaba-MG, Doutorando em Produção Vegetal na UNESP-Jaboticabal-SP.

Downloads

Publicado

04-06-2008

Como Citar

GOBBI, G. A. F.; TORRES, J. L. R.; FABIAN, A. J. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA MICROBACIA DO CÓRREGO DO MELO EM UBERABA (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 9, n. 26, p. 206–223, 2008. DOI: 10.14393/RCG92615649. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15649. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos