REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS DA ATIVIDADE ECOTURÍSTICA NO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA, PARAÍBA

Autores

  • Márcio Balbino Cavalcante Mestrando em Geografia - UFPB
  • Belarmino Mariano Neto Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82415610

Palavras-chave:

Ecoturismo, Unidades de Conservação, Impactos Sócioambientais

Resumo

O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar a criação do Parque Estadual da Pedra da Boca, concentrando as atenções nas atividades desenvolvidas no Parque, em especial, as práticas ecoturísticas existentes, considerando suas implicações socioambientais; avaliar as potencialidades e as fragilidades do ambiente, bem como analisar os possíveis impactos ambientais e por último, sugerir medidas técnicas fundamentadas com o objetivo de solucionar ou minimizar a situação atual do ambiente em estudo dentro dos objetivos reais que regem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC, Lei 9.985, 2000). A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de março de 2005 a fevereiro de 2007. Para a concretização deste estudo foram desenvolvidas as seguintes etapas: Seleção do material bibliográfico e cartográfico; Reconhecimento de campo; Coleta de dados sobre os aspectos físicos, turísticos e socioculturais do local. Os dados obtidos demonstram que a APA conta com um potencial natural notável para o turismo, em especial o ecoturismo, porém, precisa-se que ações emergenciais sejam colocadas em prática, para assim poder compatibilizar a atividade ecoturística e a preservação da natureza, ambas pautadas no desenvolvimento sustentável, respeitando os limites que a natureza impõe na sua dinâmica natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Balbino Cavalcante, Mestrando em Geografia - UFPB

Mestrando em Geografia - UFPB. Especialista em Ciências Ambientais - FIP/PB, Geógrafo - UEPB. Professor Universitário e Ensino Médio da rede pública e privada da PB/RN. Autor do Livro: Ecoturismo em

Belarmino Mariano Neto, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutor em Sociologia - UFPB, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFPB, Geógrafo - UFPB. Professor do Deptº de Geo-História/UEPB. Coordenado do TERRA - grupo de pesquisa urbano, rural e ambiental da UEPB.

Downloads

Publicado

14-12-2007

Como Citar

CAVALCANTE, M. B.; MARIANO NETO, B. REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS DA ATIVIDADE ECOTURÍSTICA NO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA, PARAÍBA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 8, n. 24, p. 46–55, 2007. DOI: 10.14393/RCG82415610. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15610. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos